modo de preparo...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Ritual de passagem

É noite.Escuridão.Se estão na escuridão e receberão em breve " a luz"?Não sei.Brasil adentro,mata,floresta.É noite;céu estrelado ( seriam mesmo as estrelas os curumins fartos de bolo de milho que que subriram pra o topo do céu em cipós pregados pelos colibris, assistindo suas mães virarem onças?).É data de festa.Cocares coloridos, dos mais diversos significados,corpos adornados,pinturas tatuadas.Canto,dança.Os olhos anciosos cochicam, mas ninguém ousa dizer uma palavra sequer.O Cacique se pronuncia.Está imposto o desafio.Após o claustro (para as meninas, a menarca também), menino hoje vira adulto.
É noite.Grécia antiga.Esparta.Mulheres gritando,crianças chorando.Saques,estupros,roubos,pilhagens,assasinatos e fome.Em nome da honra,em nome do pai,em nome da pátria.Menino hoje vira adulto.
É noite.Mãe África.Raça,força,resistência.Começa a caçada.Menino hoje vira adulto.
É noite.Cabaré,bordel , puteiro.Muita cerveja.Algum país europeu.Gritaria,vozes altas, espíritos alterados.Menino hoje vira homem.

Foram noites.Foram dias também.Três anos.Noventa questões.Quatro horas.Meninos hoje viram adultos?
Convencionou-se que, na nossa sociedade o vestibular é um ritual de passagem.Significa a conquista depois de muito esforço, depois de muito suar.Significa a perspectiva de um libertação seguida de uma vida nova, que já traz consigo uma série de novas regras e limites também.Significa o início de uma tão sonhada independência financeira e a iserção num concorido e frenético mercado de trabalho.Signica saber " se virar" .Falhar o vestibular é como fracassar no ato de viver, pois por muito tempo viveu-se para ele.Pobres aqueles que pensam assim.
Acredito muito mais que a "adulta idade" venha a ser a consciência do seu papel no mundo.A consciência de si e da sua causa na vida de seus próximos.O vestibular é apenas conseqüência.
Todavia, não posso negar sua existência e, enquanto não chega a minha vez ( não que eu a anceie,muito pelo contrário, chego até a retardá-la), escrevo hoje aqui com uma única intenção: desejar boa sorte para quem em breve o enfrentará.

10 comentários:

João Paulo disse...

Brigado, Paula. De verdade.

P.S.: Gostei das diversas manifestações culturais de "menino virando homem". Muito legal.

deh gouthier; disse...

muito bom os meninos virando homens, muito bom mesmo!
e essa paula é mesmo uma gracinha, sem querer querendo escreveu isso pra gente, todos os companheiros vestibulandos de blog. ;)

Anônimo disse...

me inseri: obrigado! ;D

Anônimo disse...

eu diria mais que excelente.
=]
boa prova a todos nós

Anônimo disse...

nem precisa dizer q vc escreve mto bem neh?!
e por mais q ainda falte 1 ano pra essa minha "passagem", nem sei se estarei preparada pra tudo isso!
engraçado q , qndo se eh criança, axamos q isso vai ser a coisa + facil(e melhor) do mundo! mas a medida q xegamos perto...q medo!!!
te amo mto!
bjuuS!
e boua sorte a todos amanha!

Anônimo disse...

Nossa, é mesmo. Tem vestibular amanhã... Tinha até esquecido. Pelo visto não vai dar pra ver a turma do didi.

Anônimo disse...

adorei a ironia de cima.e o texto,maravilhoso.sorte,muita sorte a todos.de coração.

Anônimo disse...

O_O

nossa! eu sorri quando terminei de ler! muito surpreendente! quando comecei a ler, esperava tudo, menos um texto a respeito do vestibular!

lindo, lindo, Paula.

Anônimo disse...

eu não sei de qual parte eu gostei mais! ;P
eh, teve vestibular hje, eh, tem vestibular amanhã fuasdhfudshfuhsd, e o arco da paula sempre comigo pra ver se um dia eu faço textos bons como os dela ;D
aaaaaaaaaah, eu fiz o teste do Tchuca, da escrita, e o meu deu certinho, impressionante, e eu gostei do texto de esporte, alguem sabe pq? fausdhfushdfuhsdu ;P e eu sei que eu to escrevendo no lugar errado, que nao deveria falar isso no post da paula mas tdo bem ;P
beiijo, eu sei que todo mundo foi bem no vestibular, nao que isso seja possivel pq a prova tava dificil, mas vocês todos sao meus exemplos \o/

Anônimo disse...

legal