modo de preparo...

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ensaio sobre a amizade.


Ok, depois do apelo do Arthur resolvi dar pança na Déborah (e que pança hein?). Na verdade eu tinha dado esse texto pro John postar no blog dele. Aí usei o velho truque do ctrl c/ctrl v e agora o blog tem texto novo. Bom apetite.
Quem nunca se flagrou refletindo sobre o amor ou a amizade? Numa aula qualquer ou quem sabe até em alguma discussão filosófica, dessas que fazemos de madrugada, todo homem sobre a Terra já deve ter questionado a si próprio sobre essa tão confusa abstração mundana. Mundana mesmo, e não humana, pois até os animais são adeptos dessa corrente comportamental tão estranha, não é a toa que o cachorro é dito como o melhor amigo do homem.
Mas voltando ao questionamento inicial, digo isso por experiência própria. Eu mesmo já perdi, ou ganhei horas da minha vida concentrado nesse conceito tão complexo no qual se baseia a amizade. No entanto, nunca obtive progresso nessa indagação que diz respeito ao amor.
Se bem que de uma coisa eu desconfio: todos os sentimentos são convergidos num só, a amizade. Totalmente ausente, a amizade caracteriza o ódio. Em abundância e combinada ao desejo sexual, forma o amor e assim por diante. Mas mesmo sabendo disso, infelizmente, nossa espécie se encontra no marco inicial de uma escala gigantesca no que tange a evolução intelectual. Se por um lado nos julgamos espertos ao ponto de questionarmos a nossa origem, nosso universo e até o conceito do “certo-errado”, por outro não sabemos nem por onde começar a solucionar tais incógnitas.
Apesar disso, creio sinceramente que somos capazes de resolver a dúvida dos sentimentos, afinal, sentimentos se situam no campo metafísico, desprovidos de explicações científicas convincentes, logo se tratando de uma questão de opinião.
Assim, depois de muito refletir acerca do assunto, me acomodei à seguinte posição: sentimentos são inexplicáveis, são apenas… sentidos. É por isso que não devemos policiá-los nem tentar explicá-los. Inclusive, é importante que paremos de pensar com o cérebro e comecemos a pensar com o coração sempre que estivermos envolvidos em questões sentimentais. São todas essas emoções que movem o homem e o motivam a viver mesmo diante de toda a sua ignorância e pequenês em relação ao universo. São elas que te fazem querer passar momentos junto a algumas pessoas ou querer evitar outros momentos junto a outras pessoas.
Por fim, não posso deixar de terminar essa longa e humilde opinião com um conselho bem cliché: sinta e viva sem vergonha do que te faz feliz porque ter medo do que te faz bem é que é uma vergonha.

6 comentários:

deh gouthier; disse...

iiiiiiiirrl, transmissão de pensamentos. e ninguém deu pança em ninguém! ;D

pequena disse...

Bom,dessas disputas eu nada sei...si que a refeic;�o estava �tima.Obrigada, Tchuca!

Pessoalmente,gosto desses textos que refletem sobre sentimentos, talvez pq,no fundo , no fundo eu seja uma grande e boba sentimental, embora me custe a reconhecer isso ( a maioria dos meus amigos sabem o quanto eu sou fechada,reservada e , fria at� quando o assunto � minha vida afetiva).Vergonha??! Eu diria que n�o. � medo.
Sim, medo ,e por isso , gostei especialmente da parte que diz "S�o todas essas emo�es que movem o homem e o motivam a viver mesmo diante de toda a sua ignor�ncia e pequen�s em rela�o ao universo. ". Tenho para mim que o pricipal desses sentimentos que movem o universo � o medo...

emfim..n�o vim aqui ficar divagando sobre isso.. ( quem sabe depois eu n�o escrevo a respeito...).


Gostei muito do texto, Tchuca. � isso.

bjo o//

Anônimo disse...

muito bom texto.de verdade.mas é um assunto tão complicado,não?e concordo com a paula,dá tanto medo.medo do escuro,vontade de esconder debaixo da cama,pra não fazer besteiras,"não confundir as coisas..."!.mas muito bom texto.

Anônimo disse...

gente,ou melhor amiguinhos escritores do Leite com Toddy e sem por cento a favor do toddy,hoje li uma coisa no jornal e mesmo sendo diferente,n�o pude deixar de me lembrar de voc�s,a� vai:
"nescau,o primeiro achocolatado do Brasil,completa 75 anos...." .achei isso interessante.sem opini�o,ou coisas do tipo.mas achei legal.mesmo porque eu sempre discutia com o lucas sobre nescau e toddy.mas o leite � o mesmo.,
a� gente um abrazo.foi s� uma coisa que me lembrou voc�s...

Anônimo disse...

de certo forma o seu texto confirma o meu.
isso � legal =]

Anônimo disse...

6 consumidores.