modo de preparo...

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Essência afinal

Antes de mais nada: eu não tomei leite com toddy hoje, me desculpem.

Depois desse desabafo, vou falar o que vim fazer aqui. Vim à procura da essência. É, essa tal essência humana que eu digo, orgulhosamente, que sei o que é, que sei falar sobre, que sei escrever, e que, agora que parei pra pensar, não sei nem onde eu a encontro.

Quem sabe para começar, eu precisasse de essência de escritor, essência jornalística para começar apresentando dados e fazendo intertextualidades sobre o ser humano e esse mundo que ele vive. Mas eu não tenho essa.

Talvez essas não fossem tão necessárias se eu tivesse essência de poeta. Se eu fizesse rimas, versos, sonetos, e as moças apaixonadas escreverem os poemas em seus orkuts e fotologs (o que você esperava? estamos no séc XXI!). Se eu enxergasse toda aquela beleza que os poetas exergam nas estrelas, nas pessoas, na própria língua portuguesa, mas essas, as vezes, passam batidas por mim, como se não existissem, se descepcionando também com a minha falta de essência poética.

Até ai, não me sinto para baixo: não sou a única que não sabe rimar nesse mundo. Mas me faltam tantas outras essências, que ai sim me sinto quase inodora. Eu tenho a vontade de mudar o mundo (ou pelo menos o cabelo) mas não tenho a coragem necessária. Eu tenho a vontade de manter essa e aquela amizade, mas não tenho tempo para cultivá-las. Eu tenho tênis, mas não tenho ânimo para fazer uma caminhada. Eu tenho os livros nas minhas mãos, mas não tenho vontade de estudá-los.

Eu tenho tudo que preciso para ser alguém, mas não tenho a capacidade de dar um passo de cada vez. Eu quero tudo hoje, agora. A comida dos pobres, a sentença dos culpados, a justiça do povo, o sonho das crianças, tudo. E isso, é essência de que? Essência de menina mimada? Essência de falta de bom senso? Essência de super-heroína? Pode ser. De fato, deve ser sim, mas eu ainda prefiro pensar que é essência de sonhadora.

6 comentários:

Anônimo disse...

paia não toma leite com toddy hoje :x

bom, acho q essa essencia q vc tanto procura, vo começa a procura tbm Oo'
heaohaeiuhaiuhae

mtas vezes oq procuramos, está tão perto da gente,

:*

João Paulo disse...

Massa o texto! Me passa seu MSN, Aline...

Acho que a manha para "mudar o mundo" é, primeiro, respeitar a nossa insignificância diante dele. Não podemos mudar tudo de uma só vez, como num sonho.
Depois, basta fazer sua parte, que vai ser sim pequena, mas que vai motivar outras pessoas a fazerem estas mesmas coisas pequenas, e no fim você tem um montão de gente fazendo coisas pequenas - o que já é algo grande.

Anônimo disse...

Parece tudo tão complexo se a gnt for parar pra pensar...
mas está tudo ai,diante de nossos olhos. ;)
eu adoro tudo que você escreve Line,e pela 1234524 vez,parabéns. ;*

Anônimo disse...

comentário

deh gouthier; disse...

meu namorado é um besta. haiuehiauhea..

mas enfim, dá até dó dessa Aline. ela ACHA que num tem essência poética, pobrezinha. imagina só se tivesse! e quanto as outras essências, creio que tenha todas elas tbem. elas só ficam engolidas aí, mas existem. ;)

Anônimo disse...

desculpa mas eu acredito mais na deh do que em você aline