modo de preparo...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Salvem as baleias no Ártico

O homem é egoísta por natureza. Prova disso é que sempre agimos por interesse. Muitas vezes fingimos algo que não somos para nos encaixarmos na sociedade. Dizemos para as pessoas o que elas querem ouvir, não o que pensamos, com medo de que fiquem bravas com a gente.
O sorriso da recreadora é falso. Mesmo que ela adore crianças, as acha insuportáveis certas vezes. Mas ela precisa do emprego. O atendente de tele-marketing é irritante de tão educado. "Mas que p*#$@, o que eu tenho que fazer pra conseguir alguma coisa nessa m%#*@?!!" , "Calma senhor fulano-de-tal, vamos estar fazendo o possível para estar providenciando isso pro senhor até o fim-de-semana, ok? Obrigado, uma boa noite e orbigado pela preferência". O fingimento está estampado. Ele seria muito mais simpático se retrucasse todos os palavrões e chingamentos que lhe gritamos. Mas ele precisa vender o produto.
O discurso sobre a pobreza do mundo, sobre o aquecimento global e sobre a corrupção é muito bonito. Mas quem o faz, nada faz. Do que adianta colocar imagens chocantes e reflexivas sobre as diferenças sociais no álbum do orkut se, na foto de baixo, você está na micareta (cujo ingresso custa em torno de R$50,00) com seus amigos, felizes sem se preocuparem com as criancinhas que trabalham o dia todo para manter uma sobrevida.
Isso me faz lembrar de um texto que li ontem, do Fareed Zakaria, que disserta sobre o homem que vive buscando altrnativas para conter o aquecimento global - o que não vai ocorrer pois, mesmo que estraçalhemos com a economia mundial para reduzir a emissão de carbono, ela vai continuar existindo e, provavelmente, aumentando - quando na verdade, deveria agir e buscar alternativas para adaptar-se a um novo mundo, muito mais quente e seco. É um texto que compensa ser lido, para quem quiser ele está disponível no meu blog Fofocando sobre a Perestroika .
O homem é um ser egoísta que, mesmo tendo sentimentos por outras pessoas, coloca-se em primeiro plano incondicionalmente em qualquer situação. Se todas as máscaras caírem, veremos pessoas bem diferentes das que conhecemos. Vê-las-emos com outros olhos também.
Não estou atacando ninguém e nem um segmento social tampouco. Estou apenas expondo a realidade do homem nua e crua. E eu encaixo-me nesse perfil também. Tanto que estou a 17 dias do meu vestibular e não estou nem um pouco preocupado com a fome no mundo.

----------------------------------------------
Sinto-me um insensível por ser o único a não ter dado boas vindas ao novo blog =P. Mas nunca é tarde né. Fico feliz que tudo esteja dando certo e que os escritores esteja animados para posar aqui sempre. Não vamos deixar o leite coalhar e nem o toddy vencer! Espero que mantenhamos esse nosso cantinho reflexivo por muito tempo, msmo porque adoro ler os textos dos meus companheiros de blog.

Até a próxima!

7 comentários:

João Paulo disse...

Estava esperando você postar esse texto! Estava ansioso para discordar de você...

Arthur, eu não acho que o ser humano coloca-se em primeiro plano incondicionalmente em qualquer situação. Acho que em muitas situações as pessoas agem exclusivamente para as outras, em um ato de bondade, humildade, empatia... Existem vários exemplos de atos como esses! Uai, então você acha que nós fomos na creche Maria de Nazaré só para não decepcionar o Baiano!?

Eu acho que não...

Mas eu concordo que o atendente de tele-marketing é irritante de tão educado. :)

Anônimo disse...

hahaha! ansioso para discordar de você..
ah, isso varia de pessoa pra pessoa, concordo contigo, mas também concordo com o Godoy, mesmo achando que esse tipo de situação que ele expõe faz parte das exceções.

deh gouthier; disse...

meu voto vai pro arthur. eu sempre penso nisso! sempre sempre. tudo bem, tem o lado do Godoy, mas usando o exemplo da creche, me fez super bem ir até lá mas eu nunca mais voltei. pq? não me falta vontade. mas falta tempo pra me propor a sair do computador e passar a tarde lá.
é estúpido, mas de certa forma acho que é natural. ou não. eu não sei.

Arthur disse...

vou colocar aqui a resposta q fiz ao JP:

por incrível que pareça, quando fomos a creche, agimos pensando em nós. Fez bem pra nós, pro nosso ego ter ido à creche. E confesso que a alegria da minha ida foi, também o sorriso e a felicidade das crianças, mas principalmente as experiências pessoais que obtive. Nem todo egoísmo é negativo né?
Eu sei que há pessoas que contrariam muito do que eu disse Joao, mas trabalhar com exceções não dá certo. A sociedade é assim, fingida, e estou convicto disso.

Anônimo disse...

1º) é, mesmo todos falando isso pra mim eu não vou desistir nubnca não. Poruqe Biologia é a unica coisa que eu sempre quis a minha vida inteira. Desde pequena eu via os animais e o meio ambiente e falava: "mãe, como que faz pra tá nesse lugar ai ooh?!". Definitivamente não me identifico com outra coisa. Esses dias me falaram assim: você vai morrer de fome então?. aí eu disse: prefiro tá em um lugar que me conforta do que ficar com um sorriso falsa na cara que nem você vai ficar quando conseguir seu emprego que você não gosta, mas que precisa! Acho que fui meio indiscreta mas tava dando raiva já. kkkk

2º)Ah sim, o ser humano. Algo tão complexo e se falar. Eles queram salvar o mundoo mas acabam salvando só a si mesmo, e no final todos nós vamos pro buraco. Eu partculamente não sei se sou assim ainda. Adolescencia sabe como é né? A busca da identidade. Mas eu me vejo como alguém que vá fazer algo pelo meio ambiente, pelo animais e principalmente para os seres humanos. O que eu não sei, mas que vou fazer eu vou =) E eu acho que deveriam salvar os ursos polares. eu adoro ursos polares ;*

Anônimo disse...

aí que lindo.lindo.essa união de vocês.,super legal a idéia,e gostei do trabalho.vcs estão de parabéns.eu não conhceço a aline,mas os outros três sim e o lucas que sempre comenta.e to adorando o blog,.gente,super a idéia de vocês.pontos de vistas diferentes,reunidos.isso é bom.,bem isso era pra ser um incentivo,porque vocês já tem uma fã!,

Anônimo disse...

de fato.
mas eu a gente tem, além de vontade, poder pra negar essa natureza.