modo de preparo...

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Abraço em grupo!

Companheiros de blog, tive a idéia de fazer um texto em grupo. Cada um de vocês deve deixar uma marca neste texto. Eu sei que normalmente os textos são atos solitários, mas este pode ser diferente... Que tal?

Então eu pensei em fazer uma pergunta para cada um de vocês. Eu deixo a pergunta aqui, daí quando vocês acessarem o LcT, vocês "editam" o texto e escrevem a resposta de vocês. É como se fosse um abraço em grupo no leitor! :D

Beleza!? Então vai lá!

Abraço em grupo!

João Paulo: Aline, o que são as cordas na Teoria de Tudo (além de objetos extensos unidimensionais)?
Aline:
Poxa vida João Paulo! Você está me perguntando sobre física? oaiueoieuoaiueoaiea. Quando eu escolhi este nome, eu não sabia direito o significado até o meu professor de física confundir ainda mais a minha cabeça, e isso me levou a pesquisar. Não que eu tenha entendido tudo (até parece, física? ¬¬), mas eu tive uma idéia melhor. Como você leu, teoria das cordas é uma teoria que pode vir a ser uma teoria de tudo, interligando várias, se não todas as teorias da física, onde uma explicará a outra, mais ou menos como cordas amarram uma coisa à outra. Embora muito interessante, ela não pode ser testada ainda, então é apenas uma hipótese. Fazendo agora uma chave para o nome do blog, me veio à cabeça que este poderia sim se tornar uma teoria das cordas: hipóteses e teorias ligadas umas as outras que explicariam de tudo um pouco. Faz sentido? Gostei da pergunta. ;)

João: Arthur, você acredita em Deus? E se Deus for somente energia?
Arthur:
Não acredito no Deus católico, tampouco no Deus cristão. Não acredito em anjos, céu, inferno, vida pós morte, orações, moisés, milagres e santos. Não acredito hoje, na realidade em que estou vivendo. Isso não quer dizer que eu não possa vir a acreditar um dia. Não diria que sou ateu, apenas agnóstico. Não acredito pois ainda não me provaram que algum dos mistérios que citei acima existem.
Os biólogos tendem a ser ateus/agnósticos/céticos/blablabla, pois os avanços tecnológicos e o estudo da vida desmistificam muitas páginas em branco dos questionamentos que muitos fizeram sobre a vida, as divindades e Deus. Porém muitos concordam que seria impossível a evolução da vida dar-se por si só. Acreditam que foi preciso um 'direcionamento divino'. Portanto, mesmo não sendo cristãos, muitas pessoas ainda crêem nessa energia majestosa que rege não só o planeta Terra e os seres humanos como seu principal foco, como os católicos egoístas pensam (desculpem-me católicos), mas toda a imensidão escura e misteriosa deste Universo do qual somos apenas uma molécula. No orkut isso seria algo como "tenho um lado espiritual independente de religiões", e é a filosofia (posso dizer assim?) a qual tenho mais simpatia. Tenho certeza que não vou viver sem crença o resto da vida. Todos nós precisamos de uma 'meta' para viver. Uma ideologia a qual seguir. E confesso que quero achar logo uma, pois continuo achando horrível a idéia de morrer.

Godoy: Déborah, qual é a coisa mais bonita do mundo?
Déborah:
A coisa mais bonita do mundo não existe. Existem as coisas mais bonitas do mundo, no plural. Um sorriso, uma criança ou uma canção. Um amor, um livro ou um céu cheio de estrelas. É pai, mãe e irmão. É uma cachoeira, é água fresca quando se tem sede, é sol com chuva e arco íris. É amigo junto. É cama quentinha e leite com toddy, por favor. Ou talvez, a coisa mais bonita do mundo seja acreditar que existam coisas suficientemente bonitas pra serem as mais bonitas. Acreditar que exista o amor. Um amor exato, que complete. Não necessariamente um amor desses de menino/menina mas amor de gente pra gente. Um amor assim.. desses que você fala fala e não sai do lugar porque você sabe que não tem definição. Não sei. Num tinha uma pergunta mais fácil, João?

João Paulo: Tchuca, quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Tchuca:
O ovo e a galinha é uma referência a um dilema de causalidade que surge da expressão O que veio antes, o ovo ou a galinha?. Considerando a galinha nasceu do ovo e o ovo foi colocado pela galinha, é difícil determinar o responsável pela criação original.

Pode-se dizer que o ovo veio primeiro, já que os répteis, animais ovíparos, surgiram antes das aves (no caso, as galinhas). Mas se o paradoxo refere-se ao ovo de uma galinha, deve-se saber então a partir de que "ponto" as aves pré-históricas podem ser consideradas uma galinha, já que a galinha não surgiu do nada, e sim evoluiu de uma forma mais antiga de ave.

João Paulo/Godoy: Paula, o que é mais importante: medo ou coragem?
Paula:
Diria que é a coragem,embora o medo me habite todas as manhãs nesta minha ação de viver.Medo do futuro,do imprevisível,do incerto, medo do julgamento alheio,medo do amor( sim, acreditem- do amor!), medo de amar, medo da entrega, medo da perda, mas por mais estranho que pareça, não tenho medo da morte, porque a morte, de todas as certezas desta nossa morada, é a MAIS certa,por isso, é para mim a mais segura e não é justamente insegurança que gera o medo?!
Todos nós vivemos com medo, aliás, corrijo: vivemos de medo.É ele, ao lado do amor incondicional,a engrenagem do mundo e quem impulsiona em nós a coragem, portanto, vivemos com, (de) medo, mas seriaimpossível "o viver" sem ele.
"O que a vida quer da gente é coragem".Acrescento: para que haja coragem é antes necessário o medo.

9 comentários:

pequena disse...

João, adorei a idéia!E, como não consegui responder no post, vai aqui mesmo:

Diria que é a coragem,embora o medo me habite todas as manhãs nesta minha ação de viver.Medo do futuro,do imprevisível,do incerto, medo do julgamento alheio,medo do amor( sim, acreditem- do amor!), medo de amar, medo da entrega, medo da perda, mas por mais estranho que pareça, não tenho medo da morte, porque a morte, de todas as certezas desta nossa morada, é a MAIS certa,por isso, é para mim a mais segura e não é justamente insegurança que gera o medo?!
Todos nós vivemos com medo, aliás, corrijo: vivemos de medo.É ele, ao lado do amor incondicional,a engrenagem do mundo e quem impulsiona em nós a coragem, portanto, vivemos com, (de) medo, mas seriaimpossível "o viver" sem ele.
"O que a vida quer da gente é coragem".Acrescento: para que haja coragem é antes necessário o medo.

Arthur disse...

A cada dia que passa, mais o João me surpreende =]
bacana!

Aline disse...

foi uma idéia excelente, eu diria. ;)
gostei bastante. :D

Anônimo disse...

Gostei da idéia também ;D
A aline me confundiu com a física dela. Não sabia que uma coisa teria ligação com a outra no nome do seu blog ;p

Anônimo disse...

Geeente que lindoooo =)
Godoooy você é o cara.. é Arthur. eu acredito mas nããoo sigo religião nenhuma (como se chama isso? kkk).. é mal de biologo (ou futura biologa)? enfim.. amei o que a paula disse também e o que os outros q eu nao conheço também disseram
ksapokass

lindooo *-*
;*

deh gouthier; disse...

muito boa a iniciativa, godoy. integrando a gente bonito x)

ah, e por falar em bonito, créditos pra foto bonita da Ana, estampando nossa boniteza de vez. ;)

pequena disse...

tchuca!!!?
cadê vc...?
está faltando vc completar o abraço!

( e, não se sinta pressionado - eu sei: vestibular e tal...)

o// =*

Anônimo disse...

aaaaahhhhh que demais!!!
que abraço gostoso =D
ai que vontade que deu de dar um abraço em vocês agora.
eu sei que eu eu só conheço de verdade mesmo a déca e o arthur (dois que eu amo muito de verdade) e já fui aprensentado à aline [adoro a teoria das cordas (as duas)] mas depois dessa eu fiquei com uma puta vontade de conhecer todo mundo principalmente esse tal chamado joão xD

Anônimo disse...

ah, perdão pela demora... mas a fonte do meu pc queimou e até comprar outra num deu pra mexer na net... fiquei tão grilado q, ao invés de postar algo engraçado como "foi o ovo, que foi botado pelo pato na fronteira do brasil com o paraguai" aí vai a resposta técnica:

O ovo e a galinha é uma referência a um dilema de causalidade que surge da expressão O que veio antes, o ovo ou a galinha?. Considerando a galinha nasceu do ovo e o ovo foi colocado pela galinha, é difícil determinar o responsável pela criação original.

Pode-se dizer que o ovo veio primeiro, já que os répteis, animais ovíparos, surgiram antes das aves (no caso, as galinhas). Mas se o paradoxo refere-se ao ovo de uma galinha, deve-se saber então a partir de que "ponto" as aves pré-históricas podem ser consideradas uma galinha, já que a galinha não surgiu do nada, e sim evoluiu de uma forma mais antiga de ave.