modo de preparo...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

o mistério da música

Hoje eu vou cantar. Estava com saudade dos palcos do teatro. Pra quem me tem no orkut, é fácil notar, basta ver meu álbum. Descobri no teatro uma diversão, uma exaltação da qual precisava. Houve muitos bons momentos de minha vida que compartilhei com o palco e com meus amigos atores.

Posso citar três especiais. O primeiro, sem dúvida nenhuma, foi a peça O FALECIDO. É uma peça muito simbólica, pois ela se fez por si só. Tínhamos uma semana para criar e ensaiar uma peça para apresentar num colégio de ensino fundamental. Foi lindo! as idéias foram se anexando naturalmente e a coesão entre os atores soldou tudo numa maravilhosa comédia, cujo sucesso refletiu-se na "turnê" que fizemos por vários colégios apresentando-a.

O segundo foi o trabalho que fizemos na APAE e nas creches. Montamos uma peça infantil e bonitinha para presenteá-los próximo ao natal. Levamos também muitos alimentos, roupas e brinquedos que arrecadamos durante todo o ano. Mas o maior presente foi nosso. O terceiro momento especial e que tenho muito carinho foi todo o processo de ensaio e de apresentação do musical OS SALTIMBANCOS. Já escrevi sobre no meu blog Fofocando sobre a perestroika . Foi especial pra mim porque, pela primeira vez, protagonizei um papel, que além de ser de um musical que eu sempre adorei, trabalhamos do jeito que eu gosto - com um grupo reduzido e coeso.

Desta última sinto falta até hoje. E provavelmente hoje vou matar um pouquinho dessa vontade. Neste ano, foi montado no meu colégio uma peça sobre problemas sociais intercalando-se com musicais da disney. Posso dizer que também sempre gostei das músicas dos filmes da disney, em especial do Rei Leão e do Aladdin. Havia me ausentado do grupo de teatro este ano, mas fui, por curiosidade, assistir ao ensaio do coral um dia. O professor de música acabou me chamando pra cantar uma das músicas do final da apresentação. É uma canção do Fantasma da Ópera (não me pergunte o que ela esta fazendo nessa peça, eu ainda não sei também), que é muito bonita e dificílima de cantar, diga-se de passagem.

A apresentação é hoje e, mesmo já tendo me apresentado em palcos várias vezes, sempre tem aquela ansiedade e frio na barriga. Principalmente quando se trata de cantar. Todos dizem que eu canto bem, mas eu não acho muito. Apesar de ter uma musicista na família (minha irmã), tenho muita dificuldade para acertar notas e manter-me afinado numa música (principalmente quando são essas mais melodiosas e mais eruditas), mas até que dá pra quebrar o galho. O engraçado é que eu fico pensando, quem será que "descobriu a música" ?

Quem será que foi o primeiro a descobrir que se você fala com a boca aberta, é diferente se você fala com a boca mais fechada. Quando que o homem se perguntou por que a voz da mulher é mais aguda que a do homem? Quem será que montou o primeiro instrumento? Quem inventou a teoria musical?

Nos textos sobre a Escola da Ponte, Rubem Alves falou sobre imaginar o contexto em que viviam os homens quando inventaram certos objetos. Sem pararmos pra pensar, alguns objetos parecem impossíveis de terem sido inventados. O disco de vinil, por exemplo, ainda me surpreende. É difícil de aceitar que uma agulha arranhando um disco possa reproduzir uma música. E o telefone então. Às vezes não achamos tão magníficas essas evoluções tecnológicas porque quando nascemos elas já estavam diluídas na sociedade.

Imaginem o trabalho que o homem antigo teve pra construir uma flauta. Os buraquinhos deviam ser espaçados de tal forma que a diferença de um som para o outro teria de ser um ou meio tom. E o tanto de combinações diferentes que se pode fazer tapando os buraquinhos com os dedos, cada uma formando notas e seus sustenidos. Por falar nisso, quem foi o cara que deu esses nomes? quem foi que percebeu que o Fá sustenido tem uma freqüência ligeiramente maior que o Fá. E por que cargas d'água essa freqüência de onda se chama Fá? E por que quando ela é combinada com um Si e com um Ré forma-se uma harmonia denominada acorde?

É legal pensar nesses mistérios mas temos que tomar cuidado pra não enlouquecer. Nunca vamos conseguir achar a resposta de tudo. Mas, quando possível, vamos descobrir as que estão a nosso alcance (eu por exemplo ainda vou visitar uma fábrica que transforma madeira em papel). Mas enquanto isso vou deixar essas "bobagens" de lado porque não caem no vestibular.

Pra quem quiser assistir à peça, acontecerá hoje e amanhã às 19:00 no Colégio Dinâmico. O ingresso é apenas 1kg de alimento.

4 comentários:

João Paulo disse...

A música é realmente um grande mistério. E não há ninguém que não goste de música, já reparou? Acho que ela surgiu quando o homem passou a imitar os sons da natureza, ouvindo os passarinhos, os trovões, as cachoeiras...

Aline disse...

eu vou :D
hoje :DD
okay né, chega :P

gostei do texto, mas realmente n vou parar pra pensar muito nisso.. já enlouqueço sem pensar em nda muito complexo, música então.. ;)

:*

deh gouthier; disse...

ai, isso é complexo mesmo. mas nem vem dizer que vc num entende de teroia musical, Thur. eu nem daria contar de falar essas coisas que vc falou! oO

e eu vou, ver vc cantar, calma. ;D

ps: podíamos ir todos num mesmo dia, pra Line conhecer os meninos e a gente confraternizar.

Bruno Andrade disse...

Amanhã? Vou fácil! =D