modo de preparo...

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Quero mais ( é) ser humano

Considero-me, e há quem me considere também, uma garota de muita sorte. Se preferirem: de muitas virtudes. Engraçado, Jean Cacteau dizia que somos obrigados a acreditar na sorte, afinal, sem ela, como explicar os sucesso das pessoas que detestamos?Não tenho nenhum inimigo declarado, nem ninguém nunca afirmou me detestar ( mas não seria de todo ruim ,já que todo sentimento negativo é alguma forma torta de admiração disfarçada), com exceção de mim mesma -sim, tem dias em que me odeio. São dias em que geralmente acordo mau humorada,em crise existencial ou quando ajo por algum impulso bobo que se reverte em algo do qual acabo me arrependendo.

Penso que uma das aspirações que a maioria das pessoas neste reino que; já não tenho tanta certeza se é “de Deus”( ou sei lá de quem), devido às mazelas e feiúras que o dominaram; é o reconhecimento alheio. Reconheço... que REconhecimento vindo do “ outro”é realmente algo muito gostoso. Principalmente em tempos que a imagem que esse “outro” faz de nós se tornou tão importante para nos constituir. Até aqueles sujeitos que se dizem não se importarem com o que o resto pensa, agem buscando agradar às expectativas dos outros ( que amam ou gostam), e nelas se satisfazem. Quando não atingimos esse objetivo,somos tomados por um agonizante sentimento de frustração .É como se tivéssemos relativizado as expectativas e desejos dos outros a nosso respeito ( sejam eles os pais que querem um filho exemplar,professores que aguardam excelência de seus alunos,namorados que querem parceiros sempre bem humorados,inteligentes,bonitos e simpáticos,amigos que imaginam amigos compreensivos e passivos ...etc,etc..), e transformado estas em nossos próprios desejos,abrindo mão dos verdadeiramente nossos!Como então existimos, se há quem acredite ser o desejo o próprio sujeito?!É como se , para existirmos, precisamos antes que alguém perceba , reconheça e constate nossa existência, antes até de nós mesmos!Esperem aí , então: o que o outro vê é de fato mais importante?!Vejam bem : não estou defendendo a idéia de que nós nos bastamos e pronto!Não!Afinal ,se existisse só uma pessoa no mundo ( e de fato nos “mundinhos particulares”por aí praticamente só existem seus donos),do que adiantaria, já que ninguém saberia de sua existência?! De qualquer forma, admito que tenho medo de muitos elogios.Não é falsa modéstia não..Elogios em excesso são perigosos: corremos o risco de acabar acreditando neles.

Posso dizer com toda a certeza que já conquistei muito do tal “reconhecimento”citado e também não minto: por muito tempo foi exatamente o que quis. Todavia , não é com a boca cheia nem com o queixo erguido que hoje afirmo isso. Sim, há quem reconheça em mim uma boa aluna,uma boa escritora, uma boa filha, há quem em mim reconheça beleza, há quem em mim reconheça a mulher e a menina, a quem reconheça em mim uma amiga. E muitos me dizem que tudo isso junto é sinônimo de sucesso. Pessoalmente,tenho como conceito de sucesso um conseguir sentir prazer e satisfação naquilo que escolheu para si.Pode ser uma grande carreira no mercado financeiro, ganhando muito dinheiro; pode ser como um missionário no sertão nordestino ajudando a alfabetizar os menos favorecidos; pode ser viajando de mochilão mundo afora, dormindo na praia e em albergues ou pode ser abrindo mão de uma profissão para se dedicar à criação dos filhos, não importa!

Esses dias uma amiga minha me indagou: “Paula, você escreve bem, tira boas notas, é bonita, é carismática, tem um papel importante na peça.. me diga uma coisa em que você não é boa?” , eu, sem hesitar respondi, assim, na lata: relacionamentos. Não, eu não sou boa em relacionamentos, sou até de fácil convivência, mas de relacionamentos não. Isso me dói muito (talvez porque eu, paradoxalmente, valorize demasiadamente os outros e a companhia deles; também porque acredito que nos bons relacionamentos é que jaz o “sucesso”) e justamente o fato de eu tentar sempre atingir a expectativa que as pessoas costumam ter de mim é que não me faz boa nisso!Chega um momento em que simplesmente essa repetida farsa, fantasia, “teatro”, máscara ou capa vai me consumindo e não há mais como sustentá-la.Aí é quando começo a explodir: discuto com as pessoas sem motivo aparente,fico estressada, choro e me volto contra a minha própria cria de contradição.

Perdão, vocês leitores,pai,mãe,amigos professores e vocês por quem nutro algum sentimento de afinidade,mas não posso mais. Chamem de desistência, de fracasso, de mediocridade ( eu chamo de reconhecimento,hãn?! Reconhecimento sim: reconhecimento próprio), mas: não vou mais sempre escrever um bom texto, ou um que os agrade, não vou mais sempre tirar “10”na prova, não vou mais sempre estar sorrindo, não vou mais sempre fazer o que é certo. Isso já não me importa mais (tanto)! Embora também não signifique que eu vá amá-los menos, por favor não me interpretem mal.

Ah!Como é bom poder ser gente!Como é bom se permitir errar!Como é bom ter limites!Hey!Hey, vocês escutem aqui: eu sou um ser humano, eu quero poder “ser humano”!!!

8 comentários:

pequena disse...

Gente, fiquei muito contente de ter recebido um convite de vocês para participarem.Tão grande foi minha empolgação que já saí postando.Espero que gostem e,ignorem qualquer gafe que eu tenha cometido - aproveitando a mensagem central do texto....


bjos

Aline disse...

bom, como ninguém (nesse texto) fez elogio ainda, me sinto na liberdade de fazê-lo e não correr o risco de te elogiar em demasia.
parabéns paula, gostei muito do seu texto.

as pessoas tem mesmo essa mania de achar que essa ou aquela pessoa são lindas, inteligentes, carismáticas, e não perceberem que essas pessoas tem defeitos assim como elas próprias tem todas essas qualidades. gostei muito do tema e do jeito com que você o fez desenrolar.

seja muito bem vinda ;)

Anônimo disse...

"tenho como conceito de sucesso um conseguir sentir prazer e satisfação naquilo que escolheu para si."
adorei essa parte.
concordo com tudo e assino embaixo.
que bom "ser gente como a gente"

a Paula é tããão gracinha né?!
me lembro sempre desde a época em que dançavamos juntas ;)
parabééns viu?!

Roberta :)

Anônimo disse...

uma vez eu e a Paula já falamos sobre sucesso, e eu concordo com ela ;]
Desde a aula de redaçao de sexta-feira e da festa de ontem em que o João perguntou se eu havia lido os textos, eu queria ler tudo e todos, mas só consequi hoje, porque o vestibular de amanhã me atrapalha, mas por diversão, por admiração eu me senti em casa, lendo todos vocês, meus amigos! sem demagogias, adorei cada ponto de vista e que se exploda os vestibulares, vou continuar lendo cada virgula aqui postada! ;D

Arthur disse...

mais um belo início no blog.
Só falta o Tchuca agora =p

bem vinda =*

João Paulo disse...

Olá, bem-vinda Paula!

O Tchuca já escreveu dois textos, estão prontos para serem postados (eu não li nenhum deles). Quanto ao seu texto, Paula, achei a sua cara. :)

A beleza na vida está justamente neste espaçozinho dentro dos seres-humanos que ainda não está preenchido. Não estando preenchido, temos de procurar preenchê-lo. E por isso vivemos... A imperfeitção humana é perfeita! :D

Anônimo disse...

Tá que eu me senti muito ofendida com essa frase: "Elogios em excesso são perigosos: corremos o risco de acabar acreditando neles." porque tudo o que eu disse pra você aquele dia Paula, é verdade. Eu simplesmente te acho fantástica naqueles aspectos.
Segundo que eu adorei vc ter citado a nossa conversa. Ah, tanta coisa a dizer sobre ese post sabia? Porque se você soubesse o quanto eu me sinto quase no mesmo estado que você. É complicado porque eu sempre tive somente uma qualidade da qual é a que todo mundo nota: eu tenho facilidade em fazer amigos. Eu conheço praticamente todo mundo da escola. Mas eu não acho isso tão interessante, porque aqueles que eu realmente preciso e por um momento eu achei que tivessem do meu lado não estão. E não é bem isso que eu quero te falar. O fato Paula é que não importa se você é vista como a que tira notas otimas ou sei lá o que. Eu não disse aquilo pra te dizer que você é perfeita porque ninguém é. Eu só queria te mostrar minha admiração por você, do quão as pessoas te acham uma otima pessoa. Se por causa de um relacionamento se você desistir assim, você vai estar sendo covarde. E você disse que quer ser um ser humano, ser humano que se preze não desite na primeira derrota. Eu acho que você tem algo que vá chamar atenção de alguém que vá gostar de você pelo que é, por ser ser humana, por ser exepcional, sem precisar fingir que tá tudo bem. Mas tempo é tempo. Pode ser fácil eu falar isso,porque a teoria sempre é mais fácil. Mas eu te digo porque posso ser nova, mas eu cansei de decepções também, mas não desisti de nenhuma (talvez sim! por um certo tempo.), e a vida continua. Ninguem vai ser 100% certo a vida toda, nem perfeito porque esta(perfeição) não existe. A vida é bem mais que relacionamentes que não deram certo ou notas boas. A vida é a gente, a vida é o que a gente quer pra gente, é o que a gente vive sem precisar de ninguém pra preencher um espaço nos nossos corações, isso é tudo consequencia do que a gente sente sobre si mesmo. Entende?? Acho que é isso. Beijo Paula.

pequena disse...

Rhayane,

voc� � linda, sabia?!muito e DE muito tb!( e sei que n�o corro risco de estar fazendo elogios em excesso...).

Saiba que n�o, eu n�o vou desistir de "ser humano", nem me mostrar covarde.Saiba tamb�m que voc� � muito importante na constru�o de seus amigos, inclusive eu!

bjos!