modo de preparo...

sábado, 22 de março de 2008

A Não Páscoa

Por que tenho que escrever sobre a Páscoa?!Quem disse que eu TENHO que escrever sobre a Pásoca?!- "Foi você mesma quem impôs isso, Paula!" , Porque este é um blog das " coisas cotidianas", que deve retratar o cotidiano ou o " momento atual" , as coisas do dia-a -dia e hoje é um dia, um dia chamado " sábado de Alelúia " ( e eu morreria de vergonha por não saber responder o que é o Sábado de Alelúia, pois na minha cabeça eu DEVERIA SABER o que é o sábado de alelúia - afinal, eu sou batizada na igreja católica.. e querem saber? - eu NÃO SEI ao certo o que significa Sábado de aleluia..) ;e amanhã é Domingo de Páscoa e por isso achei que TINHA QUE escrever sobre a Pácoa..mas isso foi uma regra da minha cabeça, uma entre tantas outras que me tornam impedimento de mim mesma..ahhhhhhh!!

Esperem aí: eu não TENHO QUE escrever sobre a Páscoa!Mais da metade dos escritos essa semana foram e serão sobre a Páscoa!A Páscoa já está saturada, não!?(Que falta de criatividade!).Assim, escreverei sobre a " Não-Páscoa" , até porque , não saberia escrever sobre a Páscoa, ou tão somente aquela que é do meu conhecimento e vivência. Não tenho competência suficiente para isso.Já sobre a " Não-Páscoa"...ah, essa eu conheço: a observo muito.

A Não-Páscoa é das religiões que não celebram a ressureição do bom homem que foi Cristo.Eles não são mais nem menos felizes por isso.

Dedico a Não-Páscoa àqueles que, por motivos de força maior, preferem não celebrar a Páscoa, porque têm um ente querido hospitalizado,distante;ou porque a data lhes invoca más lembranças.

A Não-Páscoa é para os enfermos,os dependentes químicos,os presidiários,os deprimidos... eles também são " filhos de Deus", ou não o são?!

A Não-Páscoa é para tornar menos dolorosa a Páscoa das crianças cujos pais não podem fazer almoço com bacalhau à R$ 40,00 o quilo nem comprar um ovo tamanho 12 para cada um dos seus seis filhos,quando esses assistirem no televisor da vitrine das casas Bahia o menininho protagonista da novela gahar um ovo importado da Lindt ,ou coisa parecida, embrulhado em uma cesta de vime e preso a um coelho de pelúcia gigante feito com legítimo cashmere de lã,etc e tal.

Não-Páscoa para quem não tem nada!Não -Páscoa para quem não tem lar,não tem família, não tem companhia!Não-Páscoa para os seres e objetos cujos universos nem dimensionam o que é " Páscoa" - para os próprios coelhinhos(tadinhos), as pedras, os cães, as árvores, as portas!!

A Não -Páscoa é para quem é ateu, ou considera a data apenas mais um feriado e só quer aproveitar para descansar,adiantar os afazeres, estar com a família também, mas sem maiores obrigações eclesiásticas.

Não- Páscoa pode ser o que um quiser que ela seja, sua finalidade atende à toda e qualquer finalidade.A única particularidade boa da Não-Páscoa é que esta não exclui, não restringe à cor ,credo..ou à quantidade de chocolate que você ganhou.

Eu não desejo uma boa Não-Páscoa para ninguém -considero importante as manifestações de fé; também não desejo uma má Não-Páscoa...fica a criteiro de cada um.Apenas espero que enquanto nós, abençoados,que podemos celebrar a data - e o fazemos -lembremos que ela existe, (e para muitos). Assim como a Páscoa," passagem", a Não-Páscoa também passa, e passará depois de amanhã, segunda-feira.Seguiremos com o " dia-a-dia" (tomando cafés amargos pela manhã ou se preferirem,leite com toddy).

2 comentários:

Chrystian Borges disse...

Feliz (não)Páscoa pra você. Afinal, o 'não' é opcional.

(adorei o texto)

;*

João Paulo disse...

Acho que este ano comemorei as duas. :)