Hoje é o último dia do ano de 2007. Amanhã, já será 2008. E o que muda com a virada do ano? Eu não sei se muda… As pessoas continuam as mesmas, então não muda muito. Ademais, o amanhã não existe, o que existe é o presente, aquilo que estamos vivendo… O futuro é só uma projeção da mente humana, projeção colorida, esperançosa, porque o ser humano é bobo desse jeito: em qualquer oportunidade quer desejar coisas boas para o futuro.

Mas eu também sou um ser humano e sou bobo. Quero pedir um monte de coisas para 2008. Acho que vai ser um ano diferente.

Gostaria de pedir, primeiramente, mais energia. Sabe, aquela energia que vem de dentro a gente não sabe porque, mas que dá ânimo no meio de uma luta diária? Aquela energia que ajuda a acreditar muito em algo bom, mesmo sendo tolice? Pois então, quero mais dessa energia. Quero esta força sobrenatural do puxador de carrinhos lá da rua que empurra seu lixo todos os dias. Quero a força da mamãe, que trabalha o dia todo e é a mais animada e disposta a coversar quando anoitece aqui em casa. Quero a força da Maria e do João - os do Guarnieri. Quero é essa energia toda que os ajudam a viver, a enfrentar as tarefas que lhe foram impostas.

Talvez esta energia venha proporcional ao trabalho. Pois, então, quero pedir a 2008 muito trabalho. Quando o servidor está pronto, o serviço aparece, eu li num livro. Não sei se estou pronto, mas acho que sim, quero trabalhar, quero agir, quero ser menos teoria e mais prática. É, isso eu também quero pedir para 2008: falar menos, ouvir mais. Aprender mais do que ensinar. Fazer, mais do que escrever. Quero a sabedoria de quem vive, e não a inteligência de quem lê (quero as duas, é verdade, mas gostaria mais a primeira).

Desejo também para 2008 que meus objetivos de vida se tornem menos pessoais. Que eu receba oportunidades de ajudar, e, assim, ajudar a mim mesmo. Que venha laços de carinho, amizade, que eu aprenda a renunciar! Renúncias, outra coisa que quero para este ano. Quero sacrificar-me em prol das tolices que eu acredito, quero esquecer o universo exterior e olhar para dentro da alma interior e lembrar que a segunda é, na prática, maior que a primeira.

Fé! Quero muita fé para 2008. Quero acreditar nos espíritos, em Jesus, em Deus, na Santa Maria, no Padre Damião, e na força do invisível do bem. Quero acreditar na prece. Quero ser simples! Porque é fácil demais ser complexo, o difícil é ser simples. Quero pensar menos, imaginar menos, esquecer as paixões da vida, as tentações, e ir a luta. Quero poder falar “É a luta…”, como o meu avô.

Também quero desejar muita fé para as pessoas que me rodeiam. Que elas acreditem em seus objetivos e os façam. Que elas acreditem no amor, no bem, no sentimento coletivo, e não na desgraça e no individualismo. Que elas possam (que nós possamos) ver em cada coisa que a gente acha ruim algo de bom. E que a nossa fé no “algo de bom” seja suficiente para viver feliz.

É o que todos procuramos: felicidade. Quero errar, em 2008! Errar feio, errar muitas vezes, até aprender o certo. Quero ter a coragem para fazer o certo da maneira errada (e como sei fazer isso!), e de certa forma ir descobrindo a maneira correta… Mas que eu tenha a coragem de agir, de errar, de ser repreendido pelos professores da vida. E a força para seguir em frente, acreditando nas mesmas coisas simples da vida.

Enfim, o ano se acaba, o texto também, e eu gostaria de agradecer a todos que entraram no blog nesses dias que se passaram e perderam um pouco do seu tempo conosco. Sei que vocês, do outro lado da tela, são gente que nem nós, que vive e ama e de vez em quando entra na internet, então quero agradecer a sua paciência.

Tenhamos, então, um ótimo 2008, com muita saúde, paz e energia!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Meu próximo texto vai ser o Abraço em Grupo 2. Daí por enquanto o Gabriel, a Renatinha, a Roberta e o Bruno estão participando... Se mais alguém quiser entrar, é só falar num comentário.